Planeta

11/01/2018 06h30

Turismo Consciente

Uma nova forma de viajar ganha adeptos, transformando muitas vezes um dia na praia numa experiência para toda a vida.

Por Nosso Bem Estar

Wikimidia
M33 a

Experiência sustentável

Muita gente imagina que turismo sustentável é coisa para mochileiros. Mas, descansar em uma boa rede, apreciando uma vista incrível depois de comer a comida mais gostosa da região, é um luxo que este estilo de turismo proporciona.

TENDÊNCIA MUNDIAL

Viver esse tipo de experiência é uma tendência do turismo mundial, de acordo com o World Travel Trends, num estudo realizado anualmente sobre o setor de viagens e turismo. O estudo destaca o surgimento de um novo perfil de viajante: ao invés de ficar atirado o dia inteiro numa praia, esse turista prefere praticar atividades culturais ou esportivas. Em suas viagens, ele busca hospitalidade, autenticidade, tradição e quer ter contato com a natureza, sempre preocupado com a sustentabilidade.

No Brasil, o turismo sustentável vem se desenvolvendo graças à procura cada vez maior de pessoas que querem visitar lugares bonitos com menor infraestrutura, mas de grande valor sociocultural.

ROTEIROS ESPECIAIS

A preparação dos roteiros é um ponto fundamental neste tipo de turismo – que também é chamado de turismo de base comunitária, pois agrega comunidades inteiras nas diversas fases do negócio. Inclui a participação e valorização dos moradores das comunidades de destino. Na essência desta atividade está o respeito ao patrimônio artístico, arqueológico, ambiental e cultural da região visitada.

Segundo um princípio básico do turismo consciente, não apenas a população local é protagonista, mas também o turista é um ator fundamental. A atividade turística consciente proporciona ao viajante um aprendizado especial: ao ser recebido pelas comunidades, o visitante se beneficia da vivência, dos costumes e das tradições de seus moradores.

Se você estiver planejando suas próximas férias, que tal pensar em viver as experiências proporcionadas pelo contato com a cultura e a hospitalidade das comunidades tradicionais por todo o país?

X